Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)/ Boa parte das lojas do Centro estão abrindo até as 20h nesta semana, conforme sugestão da CDL e Sindilojas
O final de ano chegou. Época de festas, de confraternização, dos presentes de Natal. Para quem tem como atividade profissional o comércio, é uma boa chance de aumentar as vendas com a comercialização dos presentes que muitos consumidores buscam para amigos e familiares, ou para o tradicional amigo secreto. Os lojistas esperam ultrapassar as metas do ano passado, quando o cenário econômico não era dos melhores. E muitos veem o comércio aberto em horário estendido como um fator positivo. O horário sugerido pelo Sindilojas e pela CDL de Santa Maria para a abertura do comércio de rua é das 9h às 20h até esta sexta-feira.
- É uma boa alternativa para quem trabalha durante todo o dia e não tem tempo para ir às compras. Sempre ficamos até mais tarde. Inclusive, esse ano, até mudamos um pouco a proposta da loja para visando aumentar as vendas em dezembro. Já é possível perceber que a situação do consumidor mudou em relação ao ano passado. Esperamos vender, pelo menos, 10% a mais do que no último mês de 2016 - projeta o gerente da loja Donna Calçados, Daniel Binotto, no Calçadão de Santa Maria.
9 linhas de ônibus terão horários extras durante funcionamento estendido do comércio
Entre os consumidores, a possibilidade de fazer as compras com mais calma é bem-vinda.
- É muito bom o horário estendido. A gente pode analisar os produtos com tranquilidade antes de comprar. Eu, particularmente, gosto de comprar com antecedência para evitar filas, por isso já vim hoje (segunda) - conta a estudante Larissa do Nascimento, 19 anos, que foi às compras junto com a mãe Doraci do Nascimento, 54.
- Já gosto muito quando as lojas abrem aos domingos. E, agora, esse horário é muito bom, pois eu passo o dia envolvida com a faculdade. Aproveitei e já antecipei o presente de todo mundo - disse a estudante Gabriela Gabbi, 24 anos.
ENTIDADES PROJETAM AUMENTO DE 3% NAS VENDAS DE FINAL DE ANO
As entidades ligadas ao comércio acreditam que o clima para as vendas de fim de ano mudou. Os consumidores estão indo mais às compras, diferentemente de 2016, quando a confiança era mais baixa e os números não foram nada bons para o setor. Para este ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL-SM) e o Sindilojas estão confiantes em um aumento real nas vendas.
- Nós temos uma boa expectativa de consumo, com boas perspectivas. Estamos otimistas para essa semana, quem tem horário estendido, e também para a semana, quando muitos ainda compram presentes mesmo que já tenha passado o Natal. Acreditamos em um crescimento de 3% - considera a presidente da CDLSM Marli Rigo.
Ainda de acordo com mandatária da entidade lojista, o hábito do consumidor vem mudando, o que também deve contribuir para as vendas.
Linha de ônibus direta para o litoral gaúcho começa a funcionar nesta quarta
- Os consumidores estão mais exigentes, buscam bom atendimento, mais opções de produtos, qualidade, horários diferenciados, como nesse período em que as lojas estão abertas até mais tarde - comenta a dirigente lojista.
Para o presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa, a perspectiva também é de crescimento.
- O ano passado foi ruim. A economia estava estagnada. Agora, tem pessoas que estavam desempregadas trabalhando e isso gera renda, gera consumo. Isso deve influenciar nas vendas - analisa Costa.
Como ficam as linhas de ônibus para a UFSM nas férias
Sobre o horário ampliado, ele afirma que é necessário.
- A gente percebe que tem menos gente comprando do que antigamente, mas, como lojista, precisamos dar essa oportunidade aos consumidores. É uma medida que influencia, sim, nas vendas nessa reta final - argumenta o titular do sindicato, complementando ainda que acredita em aumento de vendas entre 2,5% e 3%, conforme pesquisa da Fecomércio.